Parabéns pelos 462 anos de São Paulo é o desejo de todos nós.
Para saber melhor o que estão pensando os paulistanos e paulistanas sobre Sampa, fui ver na semana passada a apresentação dos resultados da pesquisa encomendada pela Federação do Comércio e Rede Nossa São Paulo ao Ibope. Foi angustiante. Tudo piorou de 2014 para 2015, segundo a opinião dos mais de 1.500 entrevistados de todas as regiões da cidade. Dentre os fortes sinais de insatisfação, o que mais impacto me provocou foi saber que 68% (sessenta e oito!) dos entrevistados disseram que se pudessem, sairiam de São Paulo!
Onde está a São Paulo acolhedora, terra de oportunidades, onde ninguém cruza os braços e quer vencer superando desafios no trabalho, no conhecimento e qualificação, construindo família, por uma vida melhor?
Já sabemos que nossa gente paulistana preza muito a diversidade, o direito à opinião, a democracia, a participação, a transparência. Estes valores, mais a deterioração dos serviços públicos, da qualidade de vida, a ausência de credibilidade na política e nos políticos, certamente ajudam a entender o desânimo e indignação mostrados na pesquisa. Afinal, quando mais de dois terços dos paulistanos, dois em cada três (!), desejam sair de São Paulo, fica evidente o forte desejo de mudança.
Neste aniversário, vamos pensar e nos comprometer mais ainda com o desejo de mudança. Não vamos mudar de São Paulo. Vamos mudar São Paulo!
Vamos comemorar os 462 anos reafirmando o desejo de mudança em cada um de nós. Nenhum desafio será maior que a energia dos paulistanos!
VIVA SAMPA!
José Aníbal