Secretaria de Energia lança nova edição do Anuário de Energéticos por Município
Estudo revela perfil de consumo energético dos 645 municípios paulistas e inclui informações sobre emissões de CO2
A Secretaria de Energia de São Paulo divulgou a edição 2012 do Anuário Estatístico por Município no Estado de São Paulo (ano base 2011). O estudo traz a análise completa sobre o consumo de energia elétrica, gás natural, etanol e derivados de petróleo dos 645 municípios paulistas.
“Com esta publicação, o Governo de São Paulo fornece subsídios não apenas para o planejamento energético estadual e municipal, mas também para as demais áreas de interesse público, todas de alguma maneira dependentes de energia”, disse o secretário de Energia, José Aníbal.
De acordo com o estudo, São Paulo teve em 2011 um consumo total de 42.462,32 x 103 toe (tonelada de óleo equivalente). A capital sozinha contribuiu com 18,9% do consumo total. Outros grandes consumidores foram os municípios de Guarulhos, com 6,3%, seguido por Cubatão, com 4,3%, Campinas, com 2,7%, e Santo André, com 1,8% do total estadual.
A tonelada de óleo equivalente é usada para padronizar todas as unidades de medida. Em energia elétrica, por exemplo, o consumo paulista no último ano foi de 130 mil GWh. A capital apresentou um consumo de 28,5 mil GWh, ou seja, 21,9% do total.
Além dos dados referentes ao consumo de gás natural, etanol e derivados de petróleo, o relatório mapeou as emissões de CO2 por município. “Energia, sustentabilidade e desenvolvimento têm de caminhar conjuntamente. O mapeamento permite ao gestor público, ao empresário e ao cidadão um contato mais próximo com os desafios ambientais de sua cidade”, acrescenta Aníbal.