José Aníbal participa de encontro que debate “A Energia nas Metrópoles do Futuro”
Secretário de Energia abriu o projeto Aula São Paulo, que abordou a implantação de projetos de “Smart Grid”
O secretário de Energia, José Aníbal, participou do projeto Aula São Paulo, onde debateu o tema “A Energia nas Metrópoles do Futuro” nesta segunda-feira (26).
Foram discutidas experiências e ideias na implantação de projetos de “smart grid”, em cidades inteligentes. Para o secretário de Energia, as iniciativas na área devem estar centradas em adicionar qualidade de vida aos cidadãos. “O smart grid deve melhorar a vida das pessoas”, afirma.
O projeto “Aula São Paulo” é uma realização do governo de São Paulo e da AES Eletropaulo, em que se busca inspirar propostas de ação para soluções para cidades do futuro.
Na avaliação de José Aníbal, as conversas relacionadas ao “smart grid”, podem possibilitar uma ampliação da discussão sobre vários caminhos na geração de energia, “como a utilização de resíduos sólidos urbanos, ou a implantação de energia fotovoltaica ou solar”, avaliou.
Para o secretário, em metrópoles como São Paulo, é preciso centralizar o debate, a reflexão, no sentido de melhorar a vida das pessoas. “Os cidadãos querem uma vida menos cansativa. Hoje, se gastam de duas a três horas no trânsito, por exemplo.”
José Aníbal ressaltou o trabalho da Secretaria de Energia, especialmente relacionado à biomassa de cana, conforme prevê o “Plano Paulista de Energia”, no sentido de limpar a matriz e diversificar as fonte, mas também no estímulo à energias renováveis em geral.