Business is booming.

José Aníbal fala de iluminação pública em Bauru

0

José Aníbal fala de iluminação pública em Bauru

Antes de discurso, secretário de Energia lembrou os 12 anos da morte de Mário Covas

O secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, falou sobre a trajetória da democracia no Brasil nos últimos anos e lembrou da contribuição de Mário Covas para esse processo, antes de seu discurso no Seminário Estadual de Gestão de Iluminação Pública com Sustentabilidade e Qualidade de Energia, em Bauru. Nesta quarta-feira (6), faz 12 anos que Covas morreu. “A gente percebe que há mais iniciativa e autonomia para a população, e eu não poderia deixar de lembrar dele hoje.”
Em seu discurso no evento, Aníbal afirmou ainda que a resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) –que transfere aos municípios os ativos da iluminação pública, atualmente administrados por concessionárias de energia– pode ser vista como uma oportunidade para a população cobrar dos prefeitos uma boa prestação do serviço.
A nova regra vai valer a partir de janeiro de 2014 e, segundo ele, precisa ser usada também para melhorar a qualidade dos parques públicos de iluminação, fundamentais para a segurança e a qualidade de vida.
“Esperamos que uma das primeiras iniciativas dos prefeitos seja modernizar o sistema de iluminação.”
Aníbal reforçou ainda que o governo do Estado, por meio da Secretaria de Energia, é parceiro das prefeituras e pretende ajudar os gestores a avaliar qual é a melhor forma de assumir os custos do serviço. Por isso, até abril a secretaria lança uma cartilha educativa sobre as formas possíveis para os municípios administrarem a operação, manutenção e expansão da iluminação pública.