FNSE cria comissão para discutir infraestrutura de Petróleo
Fórum Nacional dos Secretários de Energia, presidido por José Aníbal, reuniu-se em Brasília na última quarta; renovação das concessões das hidrelétricas também esteve na pauta
Presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Estado para Assuntos de Energia (FNSE), o secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, participou na última quarta (28/09) da reunião de entidade, ocorrida em Brasília. Na pauta, a criação de uma comissão para discutir pautas prioritárias para Petróleo e Gás e outra para a questão da renovação das concessões das hidrelétricas, que começam a vencer em 2012.
Formado por representantes de diversos estados, como o subsecretário paulista para Petróleo e Gás, Henrique Gróss, a primeira comissão discutirá a infraestrutura e a distribuição de Gás Natural nos estados brasileiros. O resultado do trabalho deverá seguir para a Petrobras e para as comissões de Infraestrutura do Senado e de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.
Já o outro grupo terá como prioridade debater questões referentes à renovação das concessões das geradoras de energia elétrica, que começam a vencer a partir de 2012. O objetivo é tentar construir um consenso entre o Ministério de Minas e Energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e os estados da federação.
O presidente do FNSE, José Aníbal, disse na abertura da reunião que os estados devem tomar a iniciativa das discussões, pois os desafios e as potencialidades de cada ente federativo são muito específicos. “Cada secretário conhece as necessidades regionais de seus estados. Não temos que ficar na expectativa das iniciativas do Governo Federal”, resumiu.