Ações da Secretaria de Energia são tema de José Aníbal na Assembleia Legislativa
Secretário esteve em reunião da Comissão de Infraestrutura da Alesp
José Aníbal, secretário de Energia do Estado, participou de reunião organizada pela Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa de São Paulo, nesta quarta-feira (13). O tema do encontro foi a atuação da Secretaria de Energia no último ano. Entre as ações de destaque está a elaboração do Plano Paulista de Energia.
“Trabalhamos bastante na busca de alternativas que contribuam para que a matriz energética do Estado de São Paulo, uma das mais limpas do mundo, possa alcançar, até 2020, a participação de 69% de fontes renováveis”, disse.
O secretário também lembrou a pressão que a secretaria faz para as concessionárias de energia elétrica investirem em melhorias, o que afeta positivamente o serviço para a população.
“Nesses dois anos [a Secretaria de Energia foi recriada em 2011], fiscalizamos de forma sistemática o trabalho das concessionárias. Essa ação resultou num investimento expressivo pelas companhias em equipamentos, aumento das equipes nas ruas e uma série de melhorias que contribuíram para o aperfeiçoamento do serviço”, afirmou.
Aníbal também tratou do trabalho de orientação aos municípios paulistas sobre a resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que transfere das concessionárias para as prefeituras os ativos da iluminação pública. “Já iniciamos um ciclo de apresentações em todo o Estado. O objetivo é esclarecer as prefeituras e apresentar alternativas que possam ser adotadas, priorizando a melhoria do serviço sem que isso implique num aumento do valor da conta para o consumidor”, disse.
As ações da subsecretaria de Petróleo e Gás, e a de Mineração também foram expostas por Aníbal, que destacou um estudo conjunto com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) sobre o potencial de gás de xisto (“shale gás”) no Estado, e o ordenamento territorial geomineiro de São Paulo.