Business is booming.

“Precisamos de um Parlamento que tenha mais sintonia com a sociedade”, afirma José Aníbal

0

O presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), José Aníbal, falou sobre Novas Tendências Políticas e o Futuro Político do Brasil durante palestra realizada na manhã desta segunda-feira (9), em São Paulo, no decorrer do Fórum organizado pela Fundação Konrad Adenauer e Organização Democrata Cristã da América (ODCA), que debateu as Novas Tendências Políticas na América Latina. O encontro contou com representantes de diversos partidos sociais democratas latino-americanos.

Aníbal fez um balanço do cenário político brasileiro desde as manifestações de rua que eclodiram em 2013. “Tivemos muitas manifestações pelo Brasil, com ampla participação dos jovens. Eles reivindicavam melhores condições de transporte, saúde, educação, reforma política. No fundo, as manifestações queriam dizer que este cenário, esta moldura na qual se constrói nosso País hoje, não os identificava ou representava. Não oferecia oportunidades, possibilidades de crescimento. Foi um movimento importantíssimo, mas não obteve resultado prático algum. As eleições de 2014, mesmo após as manifestações, ocorreram no pior momento possível, onde o debate foi demonizado. Era o bem contra o mal. O nós contra eles. Não houve oportunidade de qualquer reflexão aprofundada sobre a grave crise que o País já vinha atravessando”, afirmou.

Para o presidente do ITV, após a reeleição de Dilma Rousseff, a situação só piorou: “de lá pra cá, vivemos um desastre absoluto há mais de um ano. O Brasil precisa ter governo e, atualmente, não tem”.

“A partir do momento que a atual presidente sair e vier um novo governo, a sociedade estará avaliando cada movimento. O Congresso Nacional e os partidos políticos não têm rigorosamente nada a fazer a não ser fiscalizar o novo governo e colaborar com ele. Nada mais. A crise é gravíssima e o governo precisa ter toda autonomia para montar sua equipe e tirar o Brasil da situação em que nos encontramos”, complementou.

Sobre o futuro político do Brasil, um dos temas de sua palestra, o presidente do ITV se mostrou confiante na recuperação do País. “A tendência a partir de agora é de uma revitalização da democracia e da vida pública no Brasil. Não há outro caminho. Os brasileiros não suportam mais continuar com falta de governo, sem esperança, com o desemprego cada dia maior. A sociedade quer sair da crise. Confio muito nisso e acho que a tendência que vai se fortalecer é a da mudança. A começar por mudanças políticas, que acabem com a promiscuidade partidária que existe no Brasil hoje. Precisamos de um Parlamento que tenha mais sintonia com a sociedade”, concluiu José Aníbal.