Business is booming.

José Aníbal apresenta requerimento no Senado contrário à presidência da Venezuela no Mercosul

0

Na última terça-feira (16), o senador José Aníbal defendeu na Tribuna do Senado requerimento de apoio ao ministro das Relações Exteriores, José Serra, pela decisão de não reconhecer a presidência da Venezuela no Mercosul.

O requerimento é de sua autoria, tem o apoio de 30 senadores e deverá ser votado pelo plenário da Casa nos próximos dias.

O tucano disse que o governo brasileiro tem buscado uma solução construtiva para o veto de Brasil, Argentina e Paraguai à posse da Venezuela na presidência temporária do Mercosul.

Ao Brasil, disse o senador, interessa um bloco comercial fortalecido e atuante, sob a presidência de um país que tenha cumprido os requisitos mínimos para o exercício da democracia, e que seja capaz de liderar o processo de integração comercial em curso.

A presidência do Mercosul é exercida de modo rotativo por seus cinco membros em mandatos de seis meses: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. No fim de julho, encerrou-se o mandato do presidente do Uruguai, Tabaré Vazquez, que passaria o cargo ao presidente da Venuela, Nicolás Maduro.

Brasil, Argentina e Paraguai, no entanto, opuseram-se à transmissão do cargo a Maduro, criando um impasse que segue sem solução. A alegação dos três países é de que a Venezuela vive um momento de turbulência e registra violações das regras democráticas.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

*Com informações da Agência Senado