Business is booming.

Em visita à região do Pontal do Paranapanema, José Aníbal defende profunda reforma do Estado brasileiro

0

O presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), José Aníbal, esteve na região do Pontal do Paranapanema na última sexta-feira (06/10) para uma série de encontros. Em Presidente Prudente, ele participou de evento promovido pelo ITV para debater “Os desafios do Brasil em um Mundo em constante transformação”. Na cerimônia, que reuniu mais de 200 pessoas, José Aníbal falou da urgente necessidade de reformar o Estado brasileiro para superar de vez a crise fiscal e diminuir as enormes desigualdades que ainda marcam o país.

O encontro contou com as presenças do secretário de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, do coordenador do PSDB na região, Mauro Bragato, do deputado federal Izaque Silva, além de diversos prefeitos e lideranças da região.

Segundo José Aníbal, o Estado brasileiro precisa de uma profunda reforma. “Temos um Estado gordo, corrupto, gastador e ineficiente. Parecemos viver em berço esplêndido. é preciso acabar com privilégios nos Três Poderes. No Brasil, as pessoas que mais pagam impostos são os trabalhadores que menos ganham. Nunca tivemos uma política progressiva de impostos. Isso precisa ser revisto”, avaliou.

Para o presidente do ITV, uma das principais causas da crise fiscal são os seguidos déficits nas contas da Previdência Social. Aníbal explicou que isso engessa os gastos do Estado, pois, atualmente, 65% do orçamento do país é gasto com aposentadorias. “Isso não tem a menor viabilidade. Sobram apenas 35% de tudo que é arrecadado pra investir em todo o resto: saúde, educação, segurança, infraestrutura, saneamento. Não tem mais como pagar aposentadorias especiais. Isso precisa acabar. Tem que ter um sistema único. Se não mudarmos a Previdência, em 2022 todo o orçamento brasileiro vai estar comprometido com aposentadorias e salários de servidores na ativa. Reformar o sistema previdenciário é urgente, não tem mais de onde tirar dinheiro”, afirmou.

Investimentos e educação

José Aníbal criticou os atuais níveis de investimento público do Brasil ao explicar que o país investe atualmente só 15% de tudo o que produz. A China, que tem índices de crescimento anual altíssimos, investe 45% de seu PIB. Para ele, é preciso criar confiança e credibilidade para que o investimento privado volte. “O Brasil precisa de investimento. Em saneamento, infraestrutura, educação, saúde. Com 20 anos de planejamento, políticas sérias, um Estado reformado, não tenho dúvidas de que nos tornaremos um país desenvolvido. Temos potencial de sobra”, disse.

Outro grande desafio para o Brasil é focar na Educação, avaliou o presidente do ITV. “Nosso país não pode mais ter criança fora da escola. Tem que focar nisso. Estamos vivendo a quarta revolução. A era da inteligência artificial, do conhecimento. Chile e Coreia do Sul são bons exemplos de que investir em educação é a base para qualquer nação prosperar”, justificou.

Eleições

Sobre o pleito de 2018, José Aníbal afirmou ser preciso encontrar um ambiente mais racional para o debate. “Precisamos apaziguar o clima, discursos intolerantes do tipo “dar armas pra todo mundo” começam a ganhar voz. Isso é a falência do Estado, é um fracasso assumido”. Segundo ele, o caminho está em construir uma liderança política com credibilidade e confiança, que tenha uma relação de altivez com o Congresso Nacional.

Já sobre a crise de representação, o tucano disse que os políticos precisam aprender a escutar, entender e estar mais sintonizados com o dia a dia das pessoas. “O voto distrital é um caminho para isso”, defendeu.

Presidente Bernardes, Narandiba e Taciba

Mais cedo, também acompanhado por Arnaldo Jardim e Mauro Bragato, José Aníbal visitou as cidades de Presidente Bernardes, Narandiba e Taciba.

Na primeira parada, em Presidente Bernardes, o presidente do ITV participou da entrega de equipamentos e packing house com embaladora e câmara fria no Assentamento Rodeio. O projeto vai permitir que os pequenos produtores higienizem e vendam sua produção – focada em verduras, legumes e frutas – já embaladas, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura familiar, além de gerar mais empregos e renda para a população local. Um trator para otimizar o cotidiano de trabalho também foi entregue pelo governo de SP.

Em Narandiba, o grupo se reuniu com Fruticultores Associados do Oeste Paulista e também participou da assinatura de Convênios da Secretaria de Agricultura do Estado de SP com o município.

Já em Taciba, visitaram a Casa da Agricultura, que será inaugurada em novembro, e participaram da entrega de certificados de conclusão do Curso de Operador de Máquinas.