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Agência multa Eletropaulo pela 2ª vez em 12 dias

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Agência multa Eletropaulo pela 2ª vez em 12 dias

Blog reproduz matéria do Estadão de sábado (23/07); auto de infração, de R$ 4,84 milhões, se refere ao apagão ocorrido na região no início de junho

*Renée Pereira (O Estado de S.Paulo).

A Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) vai aplicar nova multa à AES Eletropaulo, distribuidora de energia elétrica que atende a região metropolitana. A penalidade, de R$ 4,84 milhões, será publicada hoje no Diário Oficial do Estado e se refere ao apagão ocorrido no início do mês passado em várias localidades de São Paulo e região.

Essa é a segunda multa dada à concessionária em menos de duas semanas. No dia 12 de julho, a Arsesp já havia aplicado um auto de infração de R$ 26,76 milhões à empresa por irregularidades detectadas entre 2009 e maio de 2010. Com a decisão de agora, a conta da companhia sobe para R$ 31,6 milhões. Mas a expectativa é de que recorra da punição, como acontece em quase todas as multas. No caso da primeira, a distribuidora ainda está analisando o processo.

O Estado apurou que, desta vez, o argumento usado pela agência reguladora para multar a companhia é o tempo excessivamente longo para o atendimento das ocorrências e o número insuficiente de equipes para atender a população.

Segundo fontes, a contratação dos 500 eletricistas anunciados pela AES Eletropaulo ainda não é suficiente. O ideal seria mais 700 profissionais, considerando o tamanho da área de concessão da distribuidora.

No mês passado, quando um vendaval atingiu São Paulo, milhares de moradores ficaram horas sem energia elétrica em suas residências. Em algumas regiões, o problema perdurou por dias e afetou o fornecimento de água. Para piorar a situação, o sistema de atendimento eletrônico da companhia entrou em pane com tantas ligações e envio de mensagens. Ninguém conseguia obter informações sobre quando a energia voltaria.

A ocorrência foi a gota d”água para desencadear um movimento em prol da melhoria da qualidade da energia elétrica entregue aos consumidores. No Procon-SP, em apenas um dia houve aumento de mais 200% no volume de reclamações contra a distribuidora. Mas, segundo fontes consultadas pela reportagem, a AES Eletropaulo já pediu para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) considerar a ocorrência como “Dia Crítico”. Nesses casos, o tempo que o consumidor ficou sem eletricidade é excluído dos indicadores de qualidade da empresa.